Perguntas Frequentes

Qual será minha economia usando a tecnologia de energia solar fotovoltaica?

 

Sua economia depende de alguns fatores que são eles:

  • Custo da tarifa de seu contrato com a concessionária
  • Tipo de contrato com a concessionária (convencional, horosazonal, etc.)
  • Como você utiliza sua energia

Todo contrato tem um custo da disponibilidade de energia que varia em função de como é seu fornecimento de energia (Monofásico, Bifásico, Trifásico e média e alta tensão)

Vamos a um exemplo:
Se você é atendido na modalidade B e bifásico por exemplo você vai pagar 50 kWh + taxa de Iluminação pública e imposto da TUSD e se você consome mais de forma instantânea, ou seja, consome mais e exporta menos para rede, neste caso você tem grande chance de economizar um percentual muito alto podendo chegar até em 95%.
Com isso nota-se que a economia é muito relativa, tome muito cuidado com os mitos por aí.

O que faço com meus créditos produzidos pelo aparelho fotovoltaico?

 

Seus crédito podem ser utilizados em até 60 meses, mas você pode utiliza-los em outro local desde que seja atendido pela mesma concessionária e pertencer a mesma titularidade.

Quais as vantagens de se ter um sistema de geração fotovoltaico?

 

Produzindo sua própria energia de forma limpa você terá mais conforto, economia financeira, contribui com o meio ambiente reduzindo o impacto gerado por fonte tradicionais.

Se faltar energia da concessionária o sistema fotovoltaico mantém os aparelhos ligados?

 

Não, pois não pode injetar energia na rede da concessionária quando está desligada por motivo de segurança e proteção do sistema elétrico.

Como sei quanto o sistema fotovoltaico está gerando e quanto efetivamente estou consumindo?

 

É possível monitorar o sistema através de aplicativos e dispositivos que comunicam com a rede (WIFI). Isso pode ser feito através de celular ou desktop.
Para saber o quanto consumi é preciso equacionar o que o medidor recebeu de energia, o que foi injetado na rede e quanto o sistema gerou de energia.

Você Sabia?

Conheça algumas curiosidades da energia fotovoltaica

O que significa?

O termo fotovoltaico começou a ser usado em 1849 no reino unido, significa: Foto = luz e Voltaico= eletricidade.

Inventor na prática

O criador do efeito fotovoltaico foi o francês Charles Fritts. Em 1883 fez um dispositivo com amostra de selênio semi-condutor e pó de ouro. A eficiência apresentada era menor que 1%, porém, suficiente para provar em prática que é possível produzir eletricidade com luz solar.

Comercialização

Um dos pioneiros na fabricação e produção em grande escala de células solares foi o estadounidense Les Hoffman, presidente da Hoffman Eletronics. Nos anos de 1954 e 1960 melhorou a eficiência do dispositivo fotovoltaico em 14%, reduzindo custos de fabricação e aumentando a comercialização.

Energia no Espaço

A primeira nave espacial que usou painéis solares foi a norte-americana Vanguard 1 em 1958 e hoje é o satélite mais antigo em órbita. O sistema fotovoltaico permitiu transmitir informações para a terra durante 7 anos, enquanto as baterias químicas esgotaram-se em 20 dias.

Um farol?

O primeiro farol com fonte elétrica renovável está em Ogami no japão e foi instalado em 1966. Este farol foi fundamental para demonstrar a viabilidade e potencial da energia fotovoltaica.

Popularização

O mercado espacial estava disposto a pagar qualquer preço para obter as melhores células solares, tornando o preço da tecnologia alta, dificultando sua comercialização. Foi o químico Elliot Berman juntamente com a Solar Power que, em 1973, encontraram métodos alternativos de montagem das células fotovoltaicas. Com isso, diminuíram os custos a uma quinta parte em apenas dois anos e popularizaram o uso da tecnologia.